top of page

1. O que é Inmetro?

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que atua como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), colegiado interministerial, que é o órgão normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro).

No âmbito de sua ampla missão institucional, o Inmetro objetiva fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços.

 

Sua missão é prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, através da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do País.

 

2. O que é registro de objetos?

O Registro é o ato pelo qual o Inmetro autoriza, condicionado à existência do Atestado de Conformidade, a utilização do selo de identificação da conformidade e a comercialização do objeto, conforme previsto nos regulamentos emitidos pelo Inmetro.

 

3. No site do Inmetro, como verificar se determinado produto está certificado por um OAC?

Clique aqui e preencha os possíveis dados sobre o produto a ser pesquisado.

 

4. Como proteger uma criança de um acidente com brinquedos?

Supervisão é um importante fator para manter as crianças seguras de acidentes com brinquedos. Envolver-se com a brincadeira de seu filho, em vez de supervisionar à distância, lhe dá a oportunidade de tomar conta com mais cuidado. As crianças adoram quando os adultos participam de seus jogos. Brincar com o seu filho é uma forma de aprender mais sobre ele e ensinar-lhe importantes lições. Além disso, você se diverte também enquanto o protege.

Inspecione os brinquedos regularmente à procura de danos e potenciais riscos, tais como pontas afiadas e arestas. Conserte o brinquedo imediatamente ou mantenha-o fora do alcance da criança.
Verifique se ao comprar o seu brinquedo ele contém o selo de conformidade.


O selo de Identificação da Conformidade garante que o brinquedo passou por testes que comprovam sua segurança.

bottom of page