1. O que é Inmetro?

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que atua como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), colegiado interministerial, que é o órgão normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro).

No âmbito de sua ampla missão institucional, o Inmetro objetiva fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços.

 

Sua missão é prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, através da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do País.

 

2. O que é registro de objetos?

O Registro é o ato pelo qual o Inmetro autoriza, condicionado à existência do Atestado de Conformidade, a utilização do selo de identificação da conformidade e a comercialização do objeto, conforme previsto nos regulamentos emitidos pelo Inmetro.

 

3. No site do Inmetro, como verificar se determinado produto está certificado por um OAC?

Clique aqui e preencha os possíveis dados sobre o produto a ser pesquisado.

 

4. Como proteger uma criança de um acidente com brinquedos?

Supervisão é um importante fator para manter as crianças seguras de acidentes com brinquedos. Envolver-se com a brincadeira de seu filho, em vez de supervisionar à distância, lhe dá a oportunidade de tomar conta com mais cuidado. As crianças adoram quando os adultos participam de seus jogos. Brincar com o seu filho é uma forma de aprender mais sobre ele e ensinar-lhe importantes lições. Além disso, você se diverte também enquanto o protege.

 

Inspecione os brinquedos regularmente à procura de danos e potenciais riscos, tais como pontas afiadas e arestas. Conserte o brinquedo imediatamente ou mantenha-o fora do alcance da criança.

 

Considere utilizar um testador de partes pequenas de brinquedos para determinar se os brinquedos pequenos apresentam perigo de engasgamento em crianças de até 3 anos. Dica: utilize uma embalagem de filme fotográfico como referência.

 

Não permita que crianças encham balões de látex / bexigas. Após o uso, esvazie as bexigas e descarte-as juntamente com eventuais pedaços.

 

Brinquedos com cordão longo (mais de 22 cm) devem ser evitados para reduzir o risco de estrangulamento.

 

Brinquedos com embalagens ou bolsas de material plástico flexível, com espessura inferior a 0,038 milímetros, deverão exibir impressa na sua embalagem a frase de perigos de asfixia, para todas as faixas etárias.

 

Brinquedos elétricos podem causar queimaduras. Evite brinquedos com elementos de aquecimento – baterias, tomadas elétricas – para crianças com menos de 8 anos.

 

Certifique-se de que os brinquedos serão usados em ambientes seguros. Brinquedos dirigidos pela criança não devem ser usados próximos a escadas, rua, piscina, lago, etc.

 

Ensine as crianças a guardarem seus brinquedos após a brincadeira. Um local seguro para guardar previne quedas e outros acidentes. Brinquedos para crianças maiores podem ser perigosos para os menores e devem ser guardados separadamente.

 

Para bicicletas, patins, patinetes e skates deve-se incluir na brincadeira com seu filho os equipamentos de segurança necessários, tais como capacete, joelheira, cotoveleira, luvas e buzina.

 

O selo de Identificação da Conformidade garante que o brinquedo passou por testes que comprovam sua segurança.

Av. Santo Amaro, 1386 - 3º andar - Vila Nova Conceição - São Paulo - SP - 04506-001

Tel. (11) 3238-1970 - Fax. (11) 3238-1980 - iqb@iqb.org.br

Linkedin.com/company/ocpiqb