top of page

Política para Tratamento de

reclamações, apelações e denúncias

Esta política estabelece o procedimento para receber, avaliar e tomar decisões sobre reclamações, apelações e denúncias, referentes a:

a) Produtos certificados ou em certificação pelo IQB - Instituto Brasileiro de Qualificação e Certificação;

b) Pessoas físicas ou jurídicas, titulares de certificação ou que estejam em processo de certificação;

c) Colaborador do IQB;

d) Decisões do IQB em processo de certificação por ele coordenado.

 

Todas as reclamações, apelações e denúncias serão efetivamente tratadas pelo IQB com confidencialidade e imparcialidade, preservando-se a identidade do reclamante, apelante e denunciante, exceto se de forma contrária for requerida pelo interessado, ou na hipótese de determinação da autoridade competente.

 

As decisões tomadas pelo IQB serão sempre de forma imparcial, nos termos das portarias, normas, regulamentos técnicos e legislação aplicável.

 

As reclamações, apelações e denúncias poderão ser feitas por meio do telefone (11-3238-1970), e-mails (iqb@iqb.org.br) ou para um de nossos recursos internos: formulário (clique aqui); carta direcionada ao endereço do Organismo ou formulada pessoalmente pelo reclamante/denunciante a um dos colaboradores do IQB.

Clique aqui para acessar a Política de Tratamento de Reclamações do IQB. 

bottom of page